quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Dengue: Primeiro caso confirmado em POA

.
Quem avisa, amigo é: foi confirmado o primeiro caso de Dengue na capital gaúcha. Segundo uma breve nota publicada no jornal Zero Hora, o sortudo da vez foi um morador do bairro Floresta, onde o IIP nem é tão alto assim.

De acordo com a notícia publicada, a prefeitura de Porto Alegre ampliará a equipe do Programa de Prevenção à Dengue de 90 para 300 agentes, que atuarão nas regiões com aumento significativo nos índices de infestação predial. Foram citados como exemplo os bairros Menino Deus e Passo d'Areia.

Como não houve nenhuma referência ao meu bairro - Bom Jesus - resolvi entrar em contato com a prefeitura, pois além de estar preocupado com a falta de informações sobre o andamento do Programa no bairro, eu também gostaria de saber o que fazer com dois mosquitos Aedes aegypti que capturei na semana passada (após matá-los, claro).
Fui instruído a levar os dois exemplares até a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), na Rua Padre Cacique, 372. Como não faço a mínima idéia de onde fica essa rua (tenho problemas com nomes de ruas), resolvi entrar em contato diretamente com a CGVS por telefone.

Após conversar com a telefonista e outra funcionária, fui atendido pelo supervisor de campo do Programa de Combate à Dengue, o biólogo Luis Carlos Campos Daudt.

O biólogo me informou que, levando ou não os insetos, era quase certo de que se tratava dos mosquitos transmissores da dengue. Ainda mais considerando o IIP do meu bairro. O supervisor do programa reiterou que todos os bairros com o IIP alto - e também aqueles que demonstram aumentos significativos no índice em questão - estão sendo constantemente visitados e monitorados pelos agentes do Programa.

Confirmado as características do mosquito (preto com listras e/ou pontinhos brancos), o pessoal da CGVS me informou que os mosquitos devem ser enviados para exame ainda "hidratados", ou seja, mortos recentemente e/ou bem conservados. Só então eles poderão investigar se estão ou não contaminados pelo vírus.

Para maiores informações, disque:
156 (Serviço de Informações Municipais)
3289 24 00 (CGVS)

Na internet:

http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=920
http://www.combatadengue.com.br/
http://www.cnph.embrapa.br/temp/dengue.htm

3 comentários:

Melissa disse...

meu pai disse que a minha prima lá de Campinas teve dengue, esses dias. mas que foi amena e tal.

DejoLoka disse...

*cri cri*

morreu de dengue.

Unknown disse...

morreu de dengue?