segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A República de Lakota


A recente declaração de independência da tribo Lakota - uma das três tribos Sioux dos Estados Unidos da América - foi completamente ignorada pela mídia internacional, à exceção de alguns tablóides europeus e asiáticos, como o Pravda, da Rússia, que incluiu a notícia na sua versão online.

Os ameríndios declararam status de nação soberana no dia 19 de dezembro, em Washington, seguindo com a retirada de todos os tratados assinados com o governo dos Estados Unidos. A documentação foi entregue ao Vice-Diretor de Relações Públicas do Estado, Daniel Turner, dando fim imediato e irrevogável aos acordos entre a Nação Indígena Lakota Sioux e o Governo dos Estados Unidos, firmados nos tratados de 1851 e 1868 em Fort Laramie, Wyoming.

Representantes da nova república - que inclui as reservas de índios dos estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Wyoming e Montana - buscaram reconhecimento internacional nas embaixadas da Venezuela, Bolívia, Chile e África do Sul. Membros da delegação lakota afirmaram que a Irlanda e o Timor-Leste estariam "muito interessados" em reconhecer a independência do país.

Há boatos de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou o início imediato dos processos de reconhecimento da nova república como nação independente, em retaliação ao apoio dado pelos EUA ao processo de independência do Kosovo, província albanesa da Sérvia.

(Símbolo da República de Lakota)

Mais informações:

República de Lakota na Wikipédia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Republic_of_Lakotah
Site da República de Lakota: http://www.republicoflakotah.com/
Site Oyate de Lakota: http://www.lakotaoyate.net/

Um comentário:

Anônimo disse...

Ho! Minha música de formatura. Praticamente.

;P